Regulamento
1. O VI Torneio COMmapa tem por objetivo a promoção e divulgação da Orientação na região do Minho.
2. O evento é aberto a todos os interessados, com ou sem experiência na modalidade, inclusive a atletas do .COM numa vertente de treino.
3. O evento assume um formato simplificado e informal, podendo os participantes realizar um dos 3 percursos predefinidos (fácil, médio ou difícil).
4. O VI Torneio COMmapa integra 8 etapas, a realizar nas seguintes datas e locais:
· 1ª e 2ª Etapas – 12 de janeiro 2013 – ISAVE (Póvoa de Lanhoso)
· 3ª Etapa – 2 de março 2013 – Bom Jesus, Braga
· 4ª Etapa – 28 de abril de 2013 – Centro Histórico, Braga (Dia Nacional da Orientação)
· 5ª Etapa – 16 de junho 2013 – Rodovia, Braga
· 6ª Etapa – 28 de setembro 2013 – Centro Histórico, Braga (Jornadas Europeias do Património)
· 7ª Etapa – 19 de outubro 2013 – a definir
· 8ª Etapa – 7 de dezembro 2013 – Parque da Cidade, Guimarães
5. No dia 28 de abril, Dia Nacional da Orientação será dinamizada uma ação de formação de orientação de forma a divulgar a modalidade junto da população local.
6. A informação adicional relativa a cada etapa, sobre o horário, local de concentração, acessibilidades e percursos predefinidos, será divulgada no site do .COM, 15 dias antes de cada etapa.
7. Categorias de participação
· Percurso Fácil – os atletas podem participar individualmente ou em grupo e realizam um percurso predefinido, curto e de grau de dificuldade baixo. Destinado a atletas muito jovens e/ou que estão a iniciar a modalidade.
· Percurso Médio – os atletas podem participar individualmente ou em grupo e realizam um percurso predefinido, de distância intermédia e de grau de dificuldade médio;
· Percurso Difícil – os atletas apenas podem participar individualmente e realizam percurso predefinido, mais longo e de grau de dificuldade superior;
8. Classificações
8.1. Em cada etapa é elaborada uma classificação para todas as categorias de participação.
8.2. Para a categoria de percurso difícil será também elaborado um ranking - Ranking do VI Torneio COMmapa. O ranking é elaborado pelo somatório de pontos alcançados em cada etapa, sendo que são atribuídos 100 pontos ao vencedor da etapa e para os restantes atletas são calculados os pontos através da fórmula constante no ponto seguinte. Para efeitos de ranking contam as 6 melhores pontuações de cada atleta.
8.3. Fórmula para atribuição de pontuação
Tempo do vencedor x 100 Tempo do atleta
8.4. Todos os participantes podem realizar vários percursos ou repetir a execução de um percurso, contando para efeitos de classificação o melhor tempo realizado ou a melhor pontuação;
8.5. Coincidindo uma etapa com outra prova pontuável para outro quadro competitivo, nacional, regional ou do DE, os atletas recebem a pontuação obtida no escalão em que competem. Se desejarem podem efetuar também o percurso difícil, contando a melhor pontuação. Os atletas nestas condições devem informar a organização do interesse em que a pontuação obtida seja considerada para o Ranking do VI Torneio COMmapa.
8.6. A participação numa ou mais etapas, nos percursos fácil ou médio, pode ser considerada em termos de pontuação para o Ranking do VI Torneio COMmapa, se o atleta em causa efetuar o percurso difícil em pelo menos 6 etapas. Nestes casos a pontuação de participação é de 20 pontos, independentemente da classificação obtida. Os atletas nestas condições devem informar a organização do interesse em que essa pontuação seja considerada para o Ranking do VI Torneio COMmapa.
8.7. Aos atletas desclassificados, por não terem terminado a prova ou terem efetuado mp, são atribuídos 5 pontos.
9. Prémios
9.1. A cerimónia de entrega de prémios realiza-se na última etapa.
9.2. Serão atribuídos prémios aos aos 3 primeiros atletas femininos e masculinos que fizerem pelo menos 6 etapas do VI Torneio COMmapa no percurso difícil.
9.3. Serão sorteados prémios entre os participantes de todas as categorias.
10. Inscrições
10.1.As inscrições devem ser efetuadas via net através do OASIS (www.orioasis.pt), até 3 dias antes do evento.
10.2.No ato de inscrição os participantes devem indicar o nome, nº de BI, data de nascimento, e-mail e contacto de telefónico.
10.3.O preço da inscrição numa etapa, efectuada dentro do prazo de inscrições, é de 1,50 euro, com direito a usar SI, mais 1,55 euro para o seguro desportivo da Federação Portuguesa de Orientação. Os atletas federados com situação regularizada à data da prova, e outros atletas com outro seguro desportivo devidamente comprovado perante a organização, ficam isentos do pagamento da taxa relativa ao seguro desportivo. Para os sócios do .COM e EDOM a inscrição é gratuita.
10.4.O preço de uma inscrição de última hora é de 2,00 euros, mais 1,55 euro para o seguro desportivo, e está condicionada à disponibilidade de mapas.
10.5.Aos atletas estrangeiros não residentes em Portugal, não será cobrada a taxa relativa ao seguro desportivo em virtude do seguro desportivo da FPO não os abranger. Cada atleta deverá assumir toda a responsabilidade e risco de acidente, assinando uma declaração para esse efeito, que será disponibilizada no secretariado no dia da prova.
11. Partidas
11.1.A ordem de partida é livre, dentro do intervalo de tempo concedido para as partidas de cada etapa.
11.2.O intervalo de tempo destinado às partidas será divulgado será no site do .COM, 15 dias antes de cada etapa.
11.3.Os grupos, quando admitidos, são formados livremente no momento da partida.
11.4.O tempo de prova começa a contar no momento em que o atleta introduz o SI na estação de partida (Start) termina no momento em que o atleta introduz o SI na estação de chegada (Finish).
12. O limite de tempo dado a um atleta para executar o seu percurso individual é de 1,30h.
13. É obrigação dos participantes:
13.1.Avisar a organização e devolver o cartão de controlo (SI), caso não conclua o percurso.
13.2.Auxiliar qualquer praticante em caso de acidente, desde que as circunstâncias o justifiquem.
13.3.Respeitar todas as áreas balizadas.
14. Constitui motivo de desclassificação de qualquer praticante:
14.1.A não execução do percurso pela ordem estabelecida;
14.2.Perda do cartão de controlo (SI);
14.3.Provocar danos em áreas privadas ou cultivadas;
14.4.Desrespeitar as normas gerais de protecção da floresta;
14.5.Infringir outras regras estabelecidas pela organização.
15. Seguro desportivo
15.1.Os praticantes estarão cobertos por uma apólice de seguro de acidentes pessoais/desporto, nos termos estabelecidos por lei (Seguro da FPO – atletas federados ou atletas que efectuem o pagamento de 1,55 euro para seguro; Seguro próprio – desde que comprovado perante a organização, ex. Desporto Escolar), exceto os atletas estrangeiros que assumem o risco de acidente.
15.2.Qualquer acidente que ocorra durante a execução do percurso deve ser imediatamente comunicado à organização.
16. Os casos omissos serão resolvidos pela organização.
Organização
Apoios

|