Info Geral TOM 2017

Organização

Apoios

Menu

Apresentação Programa Info Geral Info Técnica Inscrições Localizações
Classificação e Prémios Fotos Alimentação e Alojamento Partidas Resultados Live Center

Informação Geral

Boletim


Organização: .COM - Clube de Orientação do Minho

Apoios: Câmara Municipal de Montalegre e FPO-Federação Portuguesa de Orientação

Diretor de Prova: Sérgio Duarte

Supervisor FPO: António Amador

Contacto: geral.pontocom@gmail.com


Quarentena Sprint

De forma a que o fair play desportivo seja assegurado durante a prova de sprint, os atletas serão obrigados a permanecer dentro da zona de quarentena desde o seu fecho, às 15h30, até à sua hora de partida. A quarentena será realizada junto ao Pavilhão Multiusos de Montalegre.


"Sprint da Amizade - Orienta-te por Valores"

No dia 16 de setembro, sábado, a prova de Sprint em Montalegre será apadrinhada pelo projeto "Orienta-te por Valores - Ética e Fairplay para todos" da FPO, que visa a reforçar as vivências e a prática efetiva dos valores da Ética e do Fairplay na Orientação de forma sistemática e perpétua no tempo. 

Assim sendo, neste dia, às 21h realiza-se uma ação de sensibilização com este tema no Pavilhão Multiusos de Montalegre, aberta à participação de todos.  

Enquadramento/Apresentação:

As práticas desportivas configuram-se nos nossos dias um importante meio para a promoção dos valores da equidade e inclusão dos indivíduos de todas as condições e estados indo ao encontro dos ideais daquilo que é o desporto para todos. 
Defende-se que ganhe o melhor, o que tem maior capacidade e que revelou mais trabalho, dedicação para obter a vitória. Integra, pois, uma moral de respeito pela dignidade de uns para com os outros. 
Nesse sentido, a orientação é uma atividade fisco-desportiva promotora da equidade e inclusão dos indivíduos de todas as condições e estados indo ao encontro dos ideais do verdadeiro desporto para todos, destarte um meio ímpar para a promoção da educação e prática sistematizada dos valores da ética e o fair play desportivo – pelo carácter da sua prática, dinâmicas interrelacionais e afetivas que fomenta.
Assim, com o intuito de potencializar estas virtualidades da orientação, o objetivo desta ação de sensibilização é o de procurar reforçar a vivência e a prática efetiva dos valores da ética e do fair play de forma sistemática e perpétua no tempo. Particularmente procura-se: sensibilizar os diferentes agentes desportivos para a importância da promoção dos valores da ética e do fair play como componentes centrais e transversais na sua atuação quer na prática desportiva quer na vida.
 

Limite de Tempo

O limite de tempo dado a um atleta para executar o seu percurso individual é 2h00 para a distância média, 1h00 para o sprint e 3h00  para a distância longa. No caso de não terminar a sua prova, é obrigatório informar a organização.


Regulamentos

O Campeonato Ibérico Masculino de Orientação pedestre 2017, em relação aos escalões de competição e atribuição de títulos, rege-se pelo Protocolo FEDO/FPO. 

Regulamento de competições em vigor na FPO para a época de 2017. Perante qualquer caso omisso no regulamento da FPO será aplicado o regulamento da IOF.


Sistema de controlo

Cada atleta leva, para além do mapa, um chip de controlo eletrónico - SportIdent (a organização aluga a quem não possuir).

No caso de falha numa estação de controlo é obrigatório picotar os quadrados de reserva R1, R2 e R3 do mapa.


Estacionamento

Os atletas devem seguir todas as indicações dos elementos da organização e só estacionar nos locais indicados.


Babysitting

Estará disponível serviço de babysitting com percursos/atividades de orientação na arena para os mais pequenos.


WC

Estarão disponíveis WC portáteis na arena.


Solo Duro

O Solo Duro irá funcionar no Pavilhão Multiusos de Montalegre. Será cobrada uma taxa de 1€ por atleta. 


Peitorais

O peitoral oficial terá impresso o nome, escalão, SI Card e Clube do atleta e as horas de partida.
Os peitorais devem ser levantados no secretariado, antes do evento, não sendo autorizada a partida de nenhum atleta sem o mesmo
.


Recolha de mapas

Não haverá recolha de mapas no final dos percursos. Apela-se ao Fair-Play de todos os participantes.


Escalões FPO

Idade no final da época desportiva (31 de dezembro)

Escalões de Competição

10 e menos

H/D10

11 e 12

H/D12

13 e 14

H/D14

15 e 16

H/D16

17 e 18

H/D18

19 e 20

H/D20

21 ou mais

H/D21E

21 ou mais

H/D21A

18 ou mais

H/D21B

35 a 39

H/D35

40 a 44

H/D40

45 a 49

H/D45

50 a 54

H/D50

55 a 59

H/D55

60 a 64

H/D60

65 a 69

H/D65

70 a 74

H70

75 ou mais

H75

 

Percursos Abertos

Descrição

Fácil Curto

Qualquer idade, sexo, individualmente ou em grupo.
2 a 4 kms ou tempo de execução previsto inferior a 40 minutos, por recurso a elementos lineares (preferencialmente caminhos), sem dificuldade técnica, de reduzida exigência física, com o maior interesse paisagístico possível e aconselhamento técnico opcional

Difícil Curto

Qualquer idade, sexo, individualmente ou em grupo.
3 a 5 kms ou tempo de execução previsto inferior a 60 minutos, exigindo algumas técnicas de orientação, com dificuldade técnica média e de baixa exigência física

Fácil Longo

Qualquer idade, sexo, individualmente ou em grupo.
4 a 6 kms ou tempo de execução previsto inferior a 60 minutos, por recurso a elementos lineares, com baixa dificuldade técnica, de baixa exigência física e o maior interesse paisagístico possível

Difícil Longo

Qualquer idade, sexo, individualmente ou em grupo.
4 a 7 kms ou tempo de execução previsto inferior a 80 minutos, percurso formal, exigindo algumas técnicas de orientação, com alguma exigência física e que tem, também, por objetivo a participação na prova de atletas federados que não se tenham inscrito dentro dos prazos fixados ou a possibilidade de realização de percursos mais exigentes para pares ou grupos

Boletin